terça-feira, 15 de março de 2011

Introdução

Olá pessoal!
Sejam bem vindos ao nosso blog!
Eu (Jéssica), a Letícia e a Gabriela somos alunas do 2° ano do ensino médio da Escola Sandoval Soares de Azevedo que se situa na cidade de Ibirité, Minas Gerais.
Nós Criamos esse blog com a motivação da nossa professora de Biologia: Gisele durval que tem como objetivo promover conhecimento e compartilhar ideias sobre a Biologia e temos também o objetivo de esclarecer dúvidas e debater assuntos.
Façam desse blog uma fonte de pesquisa e um lugar para tirar suas dúvidas.
Boa leitura!!!

Vibrio cholerae


Vibrio cholerae
 



Reino: Monera
 Filo: Proteobacteria
Classe: Gamma Proteobacteria
Ordem: Vibrionales
Família: Vibrionaceae
gênero: Vibrio
Espécie: vibrio cholerae

O Vibrio cholerae, também conhecido como vibrião colérico, é o agente causador da cólera.  Foi descoberto em 1883 por Robert Koch, e deve seu nome à sua aparência quando observado ao microscópio óptico. As cerca de 30 espécies incluídas nesse gênero são bastonetes gram-negativos, anaeróbios facultativos, móveis, curvados em forma de vírgula, possuindo de 1,4 a 2,6 micrômetros de comprimento.
O Vibrio cholerae pode ser encontrado naturalmente em diversos ecossistemas, na forma de vida livre ou aderido a superfícies de plantas, algas verdes filamentosas, zooplâncton, crustáceos e insetos. A espécie também pode ser encontrada dentro de comunidades multicelulares conhecidas como biofilmes, estruturas embebidas por uma matriz extracelular polissacarídica que as defendem das agressões ambientais.



Treponema pallidum







Treponema pallidum

Classificação científica
Reino: Monera
Filo: Spirochaetes
Classe: Spirochaetes
Ordem: Spirochaetales
Família: Treponemataceae
Género: Treponema
Espécie:
Treponema pallidum


Treponema pallidum é uma espécie de bactéria gram-negativa do grupo das espiroquetas. Possui forma espiral, apresentando de 6 a 14 espirais espaçadas e regulares no centro, diminuindo de amplitude e de periodicidade ao nível das extremidades, 6 a 10 filamentos axiais e 1 disco de inserção. [1]. Tem cerca de 10 micrômetros de comprimento, com apenas 0,2 micrômetros de largura. Move-se ao longo do seu eixo longitudinal, tipo "saca-rolhas". Não é cultivável in vitro, sendo extremamente frágil (sensível à temperatura, humidade e desinfectantes). Tem como habitat a mucosa urogenital. É anaeróbia facultativa e catalase negativa. A Treponema pallidum possui 4 sub-espécies:
·         T. pallidum pallidum (agente causador da Sífilis)
·         T. pallidum pertenue
·         T. pallidum carateum
·         T. pallidum trirocllium
·         T. pallidum endemicum

quinta-feira, 10 de março de 2011

Helicobacter pylori

 

Reino: Bactéria ( monera)
Filo: Proteobactéria
Classe:  Epsilonproteobactéria
Ordem: Campylocbacterales
Família: campylobacteraceae
Gênero: Campylobacter
Espécie: HELICOBACTER PYLORI

  Helicobacter pylori é uma espécie de bactéria que infecta o revestimento mucoso do estômagoúlceras pépticas, alguns tipos de gastrite e de cancro do estômago são causados pela infecção por H. pylori, apesar de a maioria dos humanos infectados nunca chegar a manifestar qualquer tipo de complicação relacionada com a bactéria. Estas bactérias vivem exclusivamente no estômago humano e são o único organismo conhecido capaz de colonizar esse ambiente muito ácido, em parte pela sua capacidade de excretar de uma "nuvem" de amónia que as protege do ácido. As bactérias têm formato de hélice (daí o nome helicobacter) e a forma espiralada permite-lhes "atravessar" com mais facilidade a camada de muco que protege o epitélio gástrico humano.

Staphylococcus AUREUS

Staphylococcus AUREUS


staphylococcus AUREUS

 
Infecção causada pela bactéria


Reino: Monera
Filo: Firmicutes
Classe: Bacilli
Ordem: Bacillales
Família: Staphylococcaceae
Género: Staphylococcus
Espécie? Staphylococcus AUREUS
 
  É uma das bactérias mais comuns na prática médica e costuma colonizar a pele de até 1/3 dos seres humanos. A colonização por si só não causa problemas, mas facilita a contaminação de feridas da pele e com isto, o desenvolvimento de infecções por Staphylococus aureus. Pessoas saudáveis podem ter a bactéria na pele e não desenvolver nenhuma doença por conta disto.

Mais sobre: Staphylococcus AUREUS 

Mycobacterium tuberculosis

Mycobacterium tuberculosis


     Ficheiro:TB Culture.jpg 







    Reino: Monera
    Família: Mycobacteriaceae
    Gênero:  Mycobacterium
    Espécie: M. tuberculosis


    Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo-de-koch, é a bactéria que provoca a maioria dos casos de tuberculose. Ela é uma micobactéria BAAR (bactéria álcool ácido resistente), parasita intracelular, aeróbia obrigatória, que se divide a cada 16-20 horas. Este é um tempo relativamente longo comparado a outras bactérias que normalmente tem suas divisões contadas em minutos (por exemplo a E. coli pode-se dividir a cada 20 minutos aproximadamente). Ela é um pequeno bacilo, fino e encurvado, imóvel, em forma de bastão que pode resistir a desinfetantes fracos e ao ácido gástrico e pode sobreviver em estado latente por semanas e apenas consegue se desenvolver quando se hospeda num organismo. Não cora pelo Gram, embora tenha uma parede similar à das bactérias Gram-negativa. A sua parede é muito rica em lípidos, nomeadamente em ácidos gordos de cadeia longa e ácidos micólicos (também presentes nas Corynebacterium.